Friday 9 May 2008

Será que dá pra entender?

Hoje eu me indaguei se o entendimento de um texto depende do nosso estado de humor, porque muitas vezes elas causam um efeito não muito satisfatório para aqueles que os lêem ou o que foi entendido não foi o que queria ser dito ou o que foi dito não foi nem entendido. Talvez seja por isso que primeiro aprendemos a falar, primeiro porque é mais fácil, segundo porque sempre quando nos dirigimos verbalmente a uma pessoa, conseguimos saber pela sua expressão facial se ela entendeu exatamente o que se quis dizer.
A escrita sempre causa desavenças quanto à questão do seu entendimento, porque como é sabido, cada um entende o que quer em apenas uma frase e será que depende do estado de espírito? (Talvez seja por isso que eu sempre detestei a matéria de literatura - entender o que estavam pensando quando escreveram). A verdade é que sempre quando lemos um texto, sempre usamos nossa fértil imaginação para atribuir às palavras um ambiente, um contexto e as características dos personagens que sempre fica a critério do leitor, mas será que o autor também imaginou as mesmas coisas que você?

2 comments:

Roberto 3 said...

a interpretação de um texto varia de acordo com a carga axiológica de cada um. não se pode exigir o mesmo entendimento sobre o benefício da cana-de-açúcar, por exemplo, de um usineiro comparado com o cortador do insumo.

Marcelo Lara. said...

pior ainda se a comparaçao é feita por um consumidor do produto final Zé.