Friday 9 May 2008

ser ou não ser uma tartaruga? eis a questão...

Depois de rir da criatividade do meu amigo Jr. e ler a indagação do meu namorado sobre o por quê do rosto dele estar no corpo de uma tartaruga, resolvi saber um pouco mais sobre a simbologia deste ser, e obtive o seguinte resultado:
A tartaruga é uma criatura do chão. É impossível viver mais próximo do chão e não estar abaixo dele. Seu horizonte se estende por alguns centímetros adiante. Ela possui um regime de velocidade tão poderoso quanto se necessita para abater um pé de alface. Ela sobreviveu enquanto o resto da evolução acelerava à sua frente, no conjunto, procurando não representar ameaça a ninguém e sendo excessivamente problemática de se comer.
Para os taoístas, que são aqueles caras de olhos puxados, pés descalços e hábitos lentos, a tartaruga é um símbolo da longevidade. Para os xamãs, que são aqueles caras de pés descalços e que adoram entrar em uma tenda cheia de fumaça, a tartaruga é um símbolo da conexão com a Mãe-Terra, da tenacidade, da nutrição e do abrigo, do poder de cura que carregamos em nosso interior, do respeito pelos próprios limites, do amadurecimento e da paciência.
Eu também associaria a tartaruga à passagem do tempo e à memória (representada pelas marcas no casco), além da discreta elegância de se contentar com o essencial – afinal, de pouco mais precisa para viver quem tem o bom senso de levar a casa nas próprias costas.
Viu como nem é tão ruim ser uma tartaruguinha =)

4 comments:

Jr said...

mezerave, achei alguem que faz menos que eu! uhauhauhauhauhauhuahuha
eu tava aqui, escrevendo um post e vi que a Jéssica tinha um "rascunho", quando terminei de escrever e postei, vi que ela continuava com o rascunho, porem tinha criado outro.
entao a tarde eu posto o meu ^^
tartarugas sao legais, nao sei pq da frustracao do zeh em ser uma tartaruga....

Roberto 3 said...

santa tartaruga!

Jéssica said...

Então...aos poucos to pegando o jeito da coisa...huhauiahiuahiuaha

Marcelo Lara. said...

nem sempre as tartarugas sao lerdas....ex???
tartarugas ninja, tartaruga touche, e tinha tbém aquela que fazia comercial pra brahma.

iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

o Zéta reclamando de barriga cheia,ao menos o bichinho que o jr pos a cabeça dele tem pescoço e existe na vida real...
e o meu???
Jr, se eu te devo,me cobre, nao fique me sacaneando ok!
ahsuihasuihauishai
bjos!